O encerramento da sexta edição da Autopar fez crescer o otimismo do setor de autopeças. Da organização ao
volume de negócios. Da cobertura da mídia ao público visitante, os quatro dias
do evento consolidaram o nome da feira no país e devem ampliar a participação
da indústria paranaense nas próximas edições.
(Crédito: Maurício Diniz)
É o que espera Evaldo Kosters, vice-presidente da Federação
das Indústrias do Estado do Padraná (Fiep) e diretor do Sindicato das Empresas
de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa-PR), que representou o
presidente da Fiep, Edson Campagnolo, na solenidade de abertura da Autopar
2012. “A feira é um forte estímulo para a indústria do Paraná se colocar no
mercado de reposição”, afirmou.
Kosters, contudo, reclama de uma maior participação do
empresariado paranaense nas feiras de negócios promovidas no estado. “Esta é
uma indústria vigorosa, mas gostaria que ela fosse mais paranaense”.
A reclamação de Kosters baseia-se em uma campanha que vem
sendo levada a cabo por alguns setores da indústria do Paraná e que está longe
do “protecionismo comercial”, mas permeia uma análise da realidade do parque
fabril do estado. Em discurso na Sala dos Conselhos da Fiep, em maio, Carlos
Jung, presidente da Diretriz, empresa que organiza a Autopar, fez um apelo aos
empresários para uma participação das plantas fabris do estado nas feiras de
negócios.
“Creio que o industrial paranaense já está atento para a importância
da feira técnica e de sua capacidade inigualável de prospecção de negócios.
Quando falamos em um Paraná unido com uma indústria mais forte, falamos também
do adensamento do tecido industrial e da capacidade produtiva da indústria em
todos os setores”, afirmou.
Os números da Autopar 2012, segundo Jung, já indicam um
sensível crescimento da indústria do Paraná no evento. Segundo dados coletados
pela BCS, empresa de automação comercial encarregada do perfil do expositor na
feira, 20% dos indústrias presentes na feira eram egressas do Paraná, enquanto
no cômputo da Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), o
porcentual atingiu 33,4% de participação.
A Autopar 2012 reuniu, de 13 a 16 de junho, 500 marcas
expositoras para um público de cerca de 50 mil pessoas. O volume de negócios,
segundo os organizadores, deve chegar a R$ 500 milhões, 70% a mais do que a
edição de 2010.
As caravanas também lotaram o pavilhão do Expotrade no último dia da Autopar. Milhares de
funcionários de fábricas de autopeças vindas em caravanas do interior do Paraná
e de outros estados vizinhos lotaram o pavilhão do Expotrade, no sábado (16),
último dia Autopar.
Por causa do
grande número de caravanas que visitam a Autopar em seu último dia, a Diretriz
Feiras e Eventos, organizadora da feira, determinou que o horário do sábado
fosse diferenciado (das 10h às 19h), possibilitando assim que os visitantes que
viajaram durante a noite pudessem aproveitar a feira desde as primeiras horas do
dia.
Para atrair
um maior número de visitantes ao estande, algumas empresas recorreram a
sorteios de prêmios, jogos, modelos famosas e também a personalidades do
esporte, como ocorreu com a DSW Automotive, que trouxe o jogador do Vôlei
Futuro, Dentinho, o ex-jogador da seleção brasileira de basquete, Josuel, e o
ex-atacante do São Paulo e hoje comentarista de futebol, Müller.
(Crédito: Maurício Diniz)
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