terça-feira, 19 de junho de 2012

Autopar 2012 faz crescer otimismo do setor industrial paranaense


O encerramento da sexta edição da Autopar fez crescer o otimismo do setor de autopeças. Da organização ao volume de negócios. Da cobertura da mídia ao público visitante, os quatro dias do evento consolidaram o nome da feira no país e devem ampliar a participação da indústria paranaense nas próximas edições.

(Crédito: Maurício Diniz)

É o que espera Evaldo Kosters, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Padraná (Fiep) e diretor do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa-PR), que representou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, na solenidade de abertura da Autopar 2012. “A feira é um forte estímulo para a indústria do Paraná se colocar no mercado de reposição”, afirmou.

Kosters, contudo, reclama de uma maior participação do empresariado paranaense nas feiras de negócios promovidas no estado. “Esta é uma indústria vigorosa, mas gostaria que ela fosse mais paranaense”.

A reclamação de Kosters baseia-se em uma campanha que vem sendo levada a cabo por alguns setores da indústria do Paraná e que está longe do “protecionismo comercial”, mas permeia uma análise da realidade do parque fabril do estado. Em discurso na Sala dos Conselhos da Fiep, em maio, Carlos Jung, presidente da Diretriz, empresa que organiza a Autopar, fez um apelo aos empresários para uma participação das plantas fabris do estado nas feiras de negócios.

“Creio que o industrial paranaense já está atento para a importância da feira técnica e de sua capacidade inigualável de prospecção de negócios. Quando falamos em um Paraná unido com uma indústria mais forte, falamos também do adensamento do tecido industrial e da capacidade produtiva da indústria em todos os setores”, afirmou.

Os números da Autopar 2012, segundo Jung, já indicam um sensível crescimento da indústria do Paraná no evento. Segundo dados coletados pela BCS, empresa de automação comercial encarregada do perfil do expositor na feira, 20% dos indústrias presentes na feira eram egressas do Paraná, enquanto no cômputo da Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), o porcentual atingiu 33,4% de participação.

A Autopar 2012 reuniu, de 13 a 16 de junho, 500 marcas expositoras para um público de cerca de 50 mil pessoas. O volume de negócios, segundo os organizadores, deve chegar a R$ 500 milhões, 70% a mais do que a edição de 2010.

As caravanas também lotaram o pavilhão do Expotrade no último dia da Autopar. Milhares de funcionários de fábricas de autopeças vindas em caravanas do interior do Paraná e de outros estados vizinhos lotaram o pavilhão do Expotrade, no sábado (16), último dia Autopar.

Por causa do grande número de caravanas que visitam a Autopar em seu último dia, a Diretriz Feiras e Eventos, organizadora da feira, determinou que o horário do sábado fosse diferenciado (das 10h às 19h), possibilitando assim que os visitantes que viajaram durante a noite pudessem aproveitar a feira desde as primeiras horas do dia.

Para atrair um maior número de visitantes ao estande, algumas empresas recorreram a sorteios de prêmios, jogos, modelos famosas e também a personalidades do esporte, como ocorreu com a DSW Automotive, que trouxe o jogador do Vôlei Futuro, Dentinho, o ex-jogador da seleção brasileira de basquete, Josuel, e o ex-atacante do São Paulo e hoje comentarista de futebol, Müller.

(Crédito: Maurício Diniz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário