quarta-feira, 17 de abril de 2013

Entidades apresentam o cenário do setor de reposição independente na abertura da Automec‏




Durante o talk show comandado pelo jornalista especializado no setor automotivo, Joel Leite, no dia 16 de abril, durante a abertura da Automec, os presidentes das entidades que representam o setor da reposição independente: Sindipeças, Paulo Butori, Sicap/Andap, Renato Giannini, Sincopeças-SP, Francisco de La Tôrre, e Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, falaram da importância do evento, que está na 11ª edição e traz novidades e lançamentos para o mercado que movimentou R$ 75 bilhões em 2012, sendo responsável por mais de 80% da frota circulante no País, estimada em 38 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Segundo Joel Leite, a frota brasileira está entre as que mais cresceram no mundo e o País que há 20 anos possuía apenas quatro montadoras agora conta com mais de 40 marcas, oferecendo muita variedade de modelos. “Hoje, o consumidor brasileiro  tem à disposição mais de 1.200 opções de carros zero km, levando em consideração versões de motorização e acabamento interno”, completa Leite.
Diante de tanta diversificação, o jornalista lembra que o mercado de reposição independente vive um momento de transformação. Para a indústria, na opinião de Paulo Butori, a regulamentação do Inovar –Auto definirá a rastreabilidade das autopeças fabricadas no Brasil e garantirá a competitividade das empresas diante das importações que aumentam ano a ano.
O presidente do Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, destaca que o consumidor busca qualidade no atendimento e serviço ao fazer a manutenção do seu veículo e nas oficinas consegue manter um estreito relacionamento com o proprietário, o que lhe dá segurança. Fiola também revela que o grande desafio é estimular a prática da manutenção preventiva do veículo que, além de mais econômica, também oferece mais segurança ao motorista.
A disseminação do conceito da manutenção preventiva também é uma forma de garantir compras programadas para o varejo. Na visão do presidente do Sincopeças-SP, Francisco de La Tôrre, o varejo tem como vocação a capilaridade que permite estar presente em todos os municípios do País para atender a frota. “Atualmente, as lojas vivem mudanças na gestão para acompanhar a evolução do mercado com novas marcas e modelos. A nossa intenção é transformar a experiência do consumidor que vai à loja para comprar uma autopeça em um momento agradável”, afirma. Para isso, La Tôrre aposta na conscientização do conceito da manutenção preventiva.
Responsável pelo abastecimento deste vasto mercado, os distribuidores enfrentam dificuldades com as regras tributárias impostas pelo sistema de Substituição Tributária, com recolhimento antecipado de ICMS.  “Hoje, o distribuidor precisa ter uma filial em cada estado com estoque próprio. Uma empresa de médio porte possui um portfólio com 30 mil tens ”, conta o presidente do Sicap/Andap, Renato Giannini. 
Também estiveram presentes na abertura da Automec o novo presidente da Anfavea, Luiz Moan, e representantes do governo, como o diretor do Denatran, Antonio Claudio Portella Serra e Silva, diretor do Departamento de Indústria de Equipamentos de Transporte
(Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDI), e Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo. Em um breve discurso, as autoridades reforçaram os esforços do governo em tornar o as empresas, instaladas no País, mais competitivas. O governo do Estado de São Paulo, por exemplo, vai criar um programa que tem como objetivo ajudar as empresas paulistas ficarem mais competitivas e convidou o setor a participar da iniciativa.

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